x

Blog

O Que Deve Beber um Atleta

 É sempre importante a ingestão adequada de líquidos, para todas as pessoas, e é ainda mais importante nas pessoas que praticam desporto, repor os líquidos que são perdidos através do suor, além de evitar a desidratação, melhora a sua prestação desportiva e promove uma correta recuperação. De modo a que existe uma infinidade de bebidas desportivas que poderá escolher.

 

 Importância da Água

Durante a prática de exercício, ao ocorrer transpiração, existe perda de líquidos e de eletrólitos no corpo. A quantidade de líquido perdido está diretamente relacionada com a temperatura ambiente e com o nível de humidade.

De acordo com os especialistas, a ingestão de água não é opcional, é essencial, se queremos que o nosso corpo funcione em pleno. Sendo a importância ainda mais elevado quando se trata de um atleta. Falta de energia, cansaço, prisão de ventre, caibras musculares, pele seca, enxaquecas, são apenas algumas das consequências de uma hidratação insuficiente.

 A maioria das bebidas desportivas são vendidas em forma de pó, permitindo prepará-las com a concentração que deseja. Especialistas aconselham que se consuma entre 600 a 1200 ml de uma bebida desportiva, que contenha entre 4 a 8% de hidratos de carbono, ao longo da prática de exercício físico. Ou seja cerca de 250 a 300ml de 15 em 15 minutos de treino.

Esteja atento a estes 5 indicadores e descubra se bebe a quantidade de água suficiente.

 

Hidratação / Bebidas Desportivas

Existe uma grande variedade de bebidas desportivas, sendo um bom suplemento para a água. Concebidas para quem faz exercício físico, com o equilíbrio de ingredientes garante uma adequada absorção de líquido mais depressa do apenas a água ou os sumos de fruta. Existem vários tipos de bebidas desportivas, isotónicas, hipotónicas ou hipertónicas.
Para uma corrida com clima frio, a água pode bastar para a reposição dos níveis de líquidos. Porém se esta a treinar, correr ou a fazer exercício físico por um longo período de tempo ou com temperaturas elevadas, este tipo de bebida é uma opção muito melhor.
Como guia, por cada hora em que faz exercício, beba entre 400ml a 700ml de uma bebida isotónica ou hipotónica. Ingira cerca de 400ml antes de treinar, depois beba um gole a cada 15 minutos enquanto se exercita. Em alternativa, se não conseguir beber enquanto corre, beba mais quando acabar a sessão (mas sem sofreguidão, para não causar intoxicação por excesso repentino de água), por forma a substituir os líquidos perdidos.
Após ler os rótulos de bebidas desportivas, vai deparar-se com termos como hipotónica, isotónica ou hipertónica. Todas elas são diferentes e contém os seus benefícios.

Hipotónica
Hypo = menos. Adequadas para ingerir ao longo de uma corrida. É mais diluída do que os fluidos do seu corpo, a sua absorção, é mais acelerada, devido a conter partículas menos concentradas que os fluidos do corpo. Podem ainda ajudar a aumentar a absorção de água.

Isotónica
Estas bebidas contêm partículas de hidratos de carbono e por vezes eletrólitos, ajudando assim a repor os minerais perdidos e a aumentar os níveis de energia, especialmente quando contêm glucose. A sua concentração é a mesma do que os fluidos corporais, logo são absorvidas ao mesmo ritmo que a água.

Hipertónica
Hyper = mais. A sua composição é maior do que os fluidos do corpo, e serão são absorvidas lentamente e é aconselhado ingeri-las como forma de recuperação ou para aumentar a energia depois da atividade física.

 


 Nutrição Herbalife

Quer pretenda controlar o peso, apoiar as necessidades de bem-estar do seu corpo, ficar em forma e obter mais energia ou ter uma aparência mais jovem, as linhas de produtos da Herbalife têm a solução ideal para o ajudar a atingir os seus objetivos.
Fale Connosco
PortugalHerbal - Membro Herbalife Independente