x

Blog

Como manter o cabelo saudável HerbalifeNutrition PortugalHerbal

Teste do cabelo
Teste a porosidade do seu cabelo para medir a capacidade de absorção e retenção da água. Na próxima vez que lavar o cabelo e secar com uma toalha, sinta-o com as mãos. Se ficar muito molhado, é possível que seja mais poroso. Quando o cabelo é poroso, fica seco e mais propenso a danos. Por outras palavras, cabelo poroso é cabelo fraco. Por outro lado, se o seu cabelo estiver bem seco depois de secar com a toalha, então será menos poroso e mais saudável. Se estiver disposto a fazer um teste mais radical, pode colocar alguns fios de cabelos limpos e secos numa tigela de água. Se o cabelo afundar após alguns minutos, terá alta porosidade porque absorveu água rapidamente. Se ainda estiver a flutuar, então tem baixa porosidade e é mais forte.

Para testar a elasticidade do seu cabelo, estique um fio enquanto está molhado. Quanto mais puder esticar o cabelo, mais elástico e saudável é. Cabelos saudáveis, quando estão molhados, esticam até 50% do seu comprimento original e retornam à sua forma e tamanho normais sem se partirem. O cabelo seco só estica cerca de 20% do seu comprimento original. Mas lembre-se, não é boa ideia escovar o cabelo enquanto está molhado. Não vai querer esticar o cabelo até ao ponto de rutura, então tenha cuidado.

Seguem-se algumas dicas simples para manter o cabelo forte.

Uma boa nutrição mantém o cabelo forte.
Uma alimentação equilibrada é a chave para manter o cabelo saudável. A proteína é essencial, pois o cabelo é composto por uma resistente proteína chamada queratina, que ajuda a formar a força do seu cabelo, pele e unhas. Precisa também de se concentrar em minerais como o cobre, ferro, magnésio e selênio, bem como as vitaminas E, D e C. Estes nutrientes são importantes na produção de queratina. Frutas e legumes ricos em antioxidantes são uma ótima fonte de vitaminas, bem como de gorduras saudáveis. O peixe também é uma ótima opção, porque os ácidos gordos ómega 3 estimulam o crescimento do cabelo.

Os champôs não são todos iguais.
Escolha um champô específico para o seu tipo de cabelo para ajudar a fortalecê-lo. Opte por um champô e amaciador suaves para ajudar a reparar e fortalecer o cabelo. Escolha produtos sem sulfato e clinicamente testados para melhorar a resistência do cabelo. Tente evitar produtos químicos, pois podem ser prejudiciais. Procure ingredientes mais suaves como aloé vera, manteiga de karité e micro proteínas derivadas de plantas para ajudar a amaciar e fortalecer o cabelo.

Conheça o nosso Champô Fortificante

Use amaciador com mais frequência.
Mesmo nos dias em que não lava, se o seu cabelo estiver molhado, aplique um pouco de amaciador. Isto ajuda a manter a humidade necessária. Quando a água evapora, infelizmente, retira a humidade do cabelo, enfraquecendo-o. Faça um tratamento de condicionamento profundo semanal, como por exemplo o desta receita caseira: 4 colheres de sopa de óleo de coco e 2 colheres de sopa de mel puro, misturar, aquecer e aplicar no cabelo após lavar e secar com a toalha. Coloque uma touca de banho e mantenha por aproximadamente 20 minutos antes de enxaguar. É uma ótima alternativa a tratamentos comercializados nas lojas.

Dica: Antes de colocar amaciador no cabelo, retire o excesso de água antes de aplicar. Se o cabelo estiver cheio de água, não vai conseguir absorver o amaciador.

Conheça o nosso Amaciador Fortificante

Corte o cabelo com regularidade
Há medida que o cabelo envelhece, as pontas tendem a partir-se com mais frequência. Se o cabelo estiver danificado, deve cortar as áreas danificadas. Cortar o cabelo com regularidade dar-lhe-á um aspeto mais saudável e também vai ajudar a evitar as pontas partidas.

Reduza o calor.
Todos usamos secadores e aparelhos para obter um penteado específico, mas se o que pretende é obter um cabelo saudável e forte, reduza o calor, pois pode queimar e danificar o cabelo rapidamente. Use um spray protetor de calor e limpe os aparelhos de modelagem com álcool para ajudar a remover os resíduos do produto, o que pode danificar o cabelo ao longo do tempo.

Há outros dados que deve ter em mente se o que pretende é fortalecer o cabelo:

• Evite rabos de cavalo apertados, pois podem quebrar o cabelo.
• Proteja o cabelo com proteção UV quando sabe que vai estar muito tempo exposto ao sol. À medida que o sol clareia o cabelo, vai também torna-lo mais seco e quebradiço. Use um chapéu para se proteger.
• Proteja o cabelo quando vai nadar. O cloro enfraquece o cabelo, por isso molhe-o antes de dar um mergulho. Aplique algum produto ou mesmo amaciador para mantê-lo protegido. Se tudo o resto falhar, pode sempre optar por uma touca de natação.

Quando se trata de cabelo, unhas, pele, a palavra-chave é fortalecer. Crie uma rotina diária para manter-se no seu melhor.

Fale Connosco
PortugalHerbal - Membro Herbalife Independente