x

Blog

 

 

AGUA MITOS AntonioNevesHbl

 

É DOCE maaaas será um AÇÚCAR?

 

Uma pergunta que eu fazia, ainda à uma semanas atrás fizeram-me essa questão e vejo muita gente boa escorregar na resposta.

Para a legislação regulatória, açúcar é mono ou dissacarídeo, como a glicose, lactose, sacarose ou frutose.

 

Já a maltodextrina é um polissacarídeo (um tipo de hidrato de carbono) que é usado como aditivo alimentar. Com 4 calorias por grama, o mesmo que o açúcar ou qualquer outro hidrato.

 

Devido à sua estrutura química, não causa o mesmo pico de glicose no sangue como o açúcar refinado faz. Por isso, é um alimento seguro e largamente utilizado em alimentos e suplementos nutricionais.
Por ter um perfil de segurança alto, é aprovada por agências regulatórias como o FDA americano, a EFSA da Europa... Como é bastante segura e provem energia rápida, é um dos hidratos mais utilizados em nutrição desportiva.

São uma série de dúvidas e equívocos, inclusive com vários médicos e nutricionistas confundindo com açúcar escondido ou açúcar com outros nomes. Por isso há já alguns artigos a esclarecer isso mesmo, como associações de diabéticos.

 

Resumindo, Maltodextrina é um Hidrato de Carbono, mas não é um açúcar, e amplamente usado, até por diabéticos e com recomendação médica e de associações de diabéticos em alguns países. Todo açúcar é um Hidrato de Carbono, mas nem todo o Hidrato de Carbono é um açúcar.

 

Espero que tenhas entendido de forma simples, e ajudado principalmente aqueles que ainda confundem maltodextrina com açúcar.

Partilha com os teus amigos e familiares, vamos ajudá-los também 😉

 

⚠️ ALERTA ⚠️
Somente um médico ou nutricionista poderá dizer se uma pessoa diabética se pode ou não usar maltodextrina.

No Brasil por exemplo saiu recentemente uma nota de esclarecimento sobre a Maltodextrina

Fale Connosco
PortugalHerbal - Membro Herbalife Independente